segunda-feira, 6 de agosto de 2012

População Aprova Serviços Prestados nas UBS



Oitenta por cento da população aprovam os serviços prestados pelos profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Este é o resultado da avaliação feita pelo Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ), apresentada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante o VI Seminário Internacional de Atenção Básica “Universalização com Qualidade”, no Rio de Janeiro, evento realizado pelo Ministério da Saúde, no final da semana passada. 

“A atenção básica é a voz mobilizadora para o Brasil construir uma política definitiva, enquanto estado”, declarou Padilha.

Realizada entre os dias 7 de maio a 24 de julho, o levantamento ouviu a opinião de 24.306 brasileiros in loco, ou seja, dentro das unidades de saúde. A amostra indica, inclusive, a credibilidade/confiança dos usuários aos utilizar os serviços: 84,6% dos entrevistados indicaram que recomendariam a UBS para um amigo ou familiar.

O PMAQ foi criado ano passado com objetivo de ampliar o acesso e melhorar o atendimento na Atenção Básica, garantindo aos serviços um padrão nacional de qualidade. O objetivo do programa, que integra a política “Saúde Mais Perto de Você”, é elevar os recursos para as UBS que cumprem metas na qualificação do trabalho das equipes de saúde para incentivar um atendimento de maior qualidade.

Em todos os estados do país e no Distrito Federal, 6.345 equipes de Atenção Básica que aderiram ao PMAQ -- entre gestores, médicos, enfermeiros, técnicos ou auxiliares de enfermagem, além de agentes comunitários de saúde – foram avaliadas por usuários por meio de um questionário. As equipes também se autoavaliaram. Os quesitos de avaliação incluíram condições de funcionamento da unidade (equipamentos, materiais e medicamentos), atendimento pré-natal, acompanhamento de doentes crônicos, tempo de espera por consulta e adequada atenção à saúde do idoso, entre outros.

As equipes de Atenção Básica que forem mais bem avaliadas terão aporte adicional de recursos de até 100%. Em todo o país existem hoje 42.324 UBS.

INCENTIVO- O ministro também anunciou repasse de R$ 11,6 milhões referente à segunda parcela para a reforma/ampliação de 147 UBSs em 91 municípios em 20 estados (AC, AM, BA, GO, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SP e TO). Até agora já foram liberados R$ 538 milhões para a melhoria nas estruturas de 5.247 UBSs em 1.788 municípios. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha,

TELESSAÚDE - Com o objetivo de ampliar a conexão tecnológica dos profissionais da Atenção Básica com os núcleos de Telessaúde, o ministro Padilha também apresentou melhorias na informatização do sistema. A nova Plataforma Tecnológica conexão 2G e 3G, com cobertura de 99,98% e 58,81%, respectivamente, poderá ser acessada em todo o país por diversos equipamentos como computadores de mesa, notebooks e dispositivos móveis (tablets e smartphones). Através do Telessaúde, os profissionais do SUS poderão atender demandas de Teleconsultorias e Telediagnósticos.
O Telessaúde é uma ação nacional que busca melhorar a qualidade do atendimento e da atenção básica no SUS, integrando ensino e serviço por meio de ferramentas de tecnologias da informação, que oferecem condições para promover a Teleassistência e a Teleducação.

ATENÇÃO BÁSICA - A Atenção Básica é um conjunto de ações em saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde.



0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Carlos Seidl, 785 - Caju - Rio de Janeiro - RJ

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h

Telefones

(21) 3890-4323 | (21) 3860-5858

Tecnologia do Blogger.