terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Semana da Hanseníase

Brasil reforça ações para eliminação da hanseníase. 

Unidades de saúde com paciente em tratamento cresceu 142% em dez anos, entre 2001 e 2011. A doença tem cura e o tratamento é gratuito pelo SUS.

Como parte das ações que marcam o Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase, celebrado neste domingo (27), o Ministério da Saúde anuncia diversas medidas, em curso, que objetivam desde a prevenção e a eliminação da doença como problema de saúde pública, com também a qualidade de vida desta população. 

A expansão do programa Viver Sem Limite ampliará a oferta de serviços de  reabilitação e concessão de órteses e próteses à pessoa com hanseníase, no qual será garantido o acesso dessa população aos Centros Especializados de Reabilitação (CER) e às Oficinas Ortopédicas. A medida irá garantir, para quem precisar, vários tipos de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, como serviço de sapataria.

O SUS tem trabalhado para reduzir em 26,9% o coeficiente de detecção de casos novos em menores de 15 anos, aumentar o percentual de cura (90% dos novos) e examinar 80% dos contatos intradomiciliares dos casos novos de hanseníase. 

Considerando que em janeiro são comemorados o DIA MUNDIAL DO HANSENIANO, DIA NACIONAL DE COMBATE E PREVENÇÃO À HANSENÍASE e o DIA MUNDIAL DE COMBATE À HANSENÍASE, a CAP 1.0 organizou uma "Semana Temática" para intensificação a busca de lesões suspeitas e estímulo ao auto-exame. TODAS as nossas Unidades de Atenção Primária estão mais alertas ainda a esta questão. 

 HANSENÍASE TEM CURA, PRECONCEITO TAMBÉM!

  Fonte:http://www.cap10smsdc.com/2013/01/semana-da-hanseniase.html

http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/noticia/9086/162/brasil-reforca-acoes-para-eliminacao-da-hanseniase.html

 

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Carlos Seidl, 785 - Caju - Rio de Janeiro - RJ

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h

Telefones

(21) 3890-4323 | (21) 3860-5858

Tecnologia do Blogger.