terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Posso Doar Sangue?” Saiba Em Quais Casos é Possível ou Não Ser Um Doador



Doação de sangue ainda é um tema que gera muitos questionamentos na população e um dos assuntos mais comentados pelos seguidores das redes sociais do Ministério da Saúde. Esta matéria vai esclarecer algumas dúvidas e curiosidades para os que já são doadores e para os quem tem vontade de doar, mas ainda não estão certos do ato. Doar sangue não faz mal, é um gesto de solidariedade e pode salvar vidas. Para isso, é necessário ter boa saúde, idade entre 16 e 67 anos, peso acima de 50 kg, e portar documento oficial com foto, válido em todo território nacional.

Apesar das constantes campanhas de mobilização do Ministério da Saúde e dos Hemocentros, em alguns períodos do ano como dezembro, janeiro e julho, falta sangue nos bancos. E é, infelizmente, nesse período que os hospitais mais precisam, devido ao grande número de acidentes que ocorrem nas estradas movimentadas. Entre janeiro e outubro de 2012 foram coletadas quase três bilhões de bolsas de sangue em todo país. O número parece alto, mas se torna baixo comparado à quantidade de pessoas que precisam de transfusão diariamente. Além dos acidentados, a substância é necessária para pacientes com câncer, leucemia, cirurgias cardíacas, ortopédicas, pacientes falciformes, doença renal e outras.
Antes de coletar o sangue o hemocentro submete o doador a exames para diversas doenças como AIDS, Sífilis, Doença de Chagas, Hepatites, HTLV I e II (utilizado para diagnosticar doenças graves neurológicas, degenerativas e hematológicas, como a leucemia e o linfoma), além de tipagem sanguínea. Os testes são feitos através de uma gota do sangue retirada da ponta do dedo e colocada em dois dispositivos para análise. O resultado sai em 30 minutos e se os dispositivos derem o mesmo resultado o diagnóstico está fechado, e não havendo nenhum problema a doação pode ser realizada. O teste é tão confiável quanto o exame rotineiro feito em laboratório, porém mais prático e ágil.

Priscila Murador, consultora em hemoterapia do Ministério da Saúde, conta que após o carnaval aumenta o índice de doação de sangue. Mas o que parece ser positivo pode ser bem perigoso. Muitas pessoas fazem o teste rápido para saber se pegaram alguma doença durante as festas. Isso acontece porque o teste sorológico (HIV) para doação é rigoroso e sai rápido. “Eles são conhecidos como ‘buscadores de resultados’ e além de já terem colocado a vida deles em risco, podem colocar a vida do receptor em risco. Se esse sangue cair em uma janela imunológica pode contaminar quem o recebe. O doador tem que ter esse cuidado e essa conscientização”, alerta. A janela imunológica é o período entre a contaminação por um determinado agente infeccioso e a detecção nos exames laboratoriais. Nesse período os exames dão negativos, mas mesmo assim o sangue doado é capaz de transmitir o agente infeccioso aos pacientes que o recebem. “Ao invés de ir ao hemocentro e doar sangue só para obter resultados rápidos, vá à rede pública de saúde ou aos laboratórios do Fique Sabendo. Lá os testes são feitos de maneira sigilosa, rápida e gratuita”, indica Priscila Murador. O Fique Sabendo é uma mobilização do Ministério de Saúde de incentivo ao teste de aids para conscientizar a população sobre a importância da realização do exame e diminuir cada vez mais o preconceito em relação ao HIV/aids.

“A gente precisa de doação de pessoas saudáveis. A saúde do doador é muito importante também. Ele não pode ser prejudicado. Ás vezes a pessoa quer muito doar, mas tem uma doença que a impede. Faça campanha! Você não pode doar, mas pode sensibilizar outra pessoa para doar”, incentiva a consultora.

Doenças – Nos casos de câncer só pode doar a pessoa que teve carcinomas (tipo mais frequente de câncer de pele). Em qualquer outro tipo da doença não é permitido doar. Quem teve doenças cardiovasculares, doença de chagas, doença renal crônica, também não pode ser doador. Se teve você teve hepatite viral após os 11 anos também não pode doar. Mas caso a doença adquirida antes dos 11 anos tenha sido hepatite “A”, e esteja curada, você pode doar.
Nos casos de hipotireoidismo ou hipertireoidismo, só pode doar se a pessoa tiver com a doença controlada, e o uso de medicamentos não impede a doação. Quem teve caxumba, conjuntivite e dengue pode doar, mas precisa dar um intervalo entre a cura da doença e a doação. Clique aqui e confira No tópico deve aguardar para doar sangue.

Medicamentos – Pessoas que tomam remédios para pressão, que agem no sistema nervoso central, ou toma remédio para acne, psoríase, próstata e calvície não podem doar sangue. Veja lista de medicamentos.

Entrevista – Algumas informações não são disponibilizadas inicialmente para as pessoas que querem doar sangue. No momento da entrevista que antecede a coleta os profissionais do hemocentro fazem alguns questionamentos importantes para definir se é possível ou não o voluntário se tornar doador. “Essas perguntas não são disponibilizadas para evitar que as pessoas já cheguem com respostas prontas. A gente precisa que ela seja mais sincera e transparente possível. Os profissionais tem treinamento para, durante uma conversa informal e tranquila, identificar sinais positivos e negativos que a pessoa pode dar durante o questionamento. É uma segurança a mais, uma maneira de proteger os receptores”, explica consultora Priscila Murador.

Doador universal – O tipo sanguíneo “O” negativo é considerado o doador universal, porque ele não tem antígenos que causem reação em pessoas com outro tipo de sangue. “No caso de um paciente que chega ao hospital após sofrer um acidente de carro, um politrauma, que está com grandes faturas e está precisando de sangue, nós não fazemos tipagem e usamos o “O” negativo. Nós respeitamos a tipagem sanguínea de cada paciente receptor, mas no caso de emergência como essas, utilizamos o “O” negativo, inicialmente”, comenta.

Sangue raro – Quando no sangue há ausência de alguns antígenos que são frequentes na população, ele é caracterizado como sangue raro. Os sangues mais frequentes são “A” e “O” positivo, e o menos frequente é o “AB” negativo, considerado raro. Pessoas que não tem determinados antígenos tem dificuldade para conseguir transfusão de sangue. Pensando nisso, o Ministério da Saúde está implantando três grandes centros de congelamento de sangue raro, em Manaus, Rio de Janeiro, Florianópolis. “A identificação desse sangue é feita através da triagem laboratorial. No momento que é identificado ele será congelado para ficar conservado por mais tempo e enviado aos centros que ficam em localidades estratégicas. Com os centros, ficará mais fácil de rastrear os sangues raros dentro do Brasil, sem precisar pedir para outros países”, explica a consultora em hemoterapia do Ministério da Saúde.

Curiosidade – As datas de 14 de junho, Dia Mundial do Doador de Sangue, e 25 de novembro, Dia Nacional do Doador de Sangue, são os dias em que mais são feitas doações no País.

Banco Virtual de Doadores de Sangue – O Ministério da Saúde tem uma ferramenta de incentivo à doação de sangue. Na Fan Page Doe Sangue, o aplicativo do Banco de Doadores virtual tem a missão de agregar e cadastrar doadores de sangue em todo o Brasil. Basta fazer um cadastro simples com tipo sanguíneo, estado, idade e e-mail. Aí, caso alguém que você conheça, em qualquer estado do País, precise de uma doação de tipo sanguíneo específico, você vai lá no aplicativo e consegue pedir apenas aos doadores virtuais daquele estado, daquele tipo sanguíneo pra doarem sangue, pra aderirem à causa.

Ah, também tem a busca ativa. Caso aceite no ato do cadastro, o serviço de hemoterapia de sua região, o chamado hemocentro, poderá chamá-lo pra doação quando os estoques de um tipo sanguíneo estiver baixo.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Carlos Seidl, 785 - Caju - Rio de Janeiro - RJ

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h

Telefones

(21) 3890-4323 | (21) 3860-5858

Tecnologia do Blogger.