terça-feira, 5 de março de 2013

Pacificação do Caju



A Secretaria de Segurança iniciou, no último domingo, a ação de ocupação do Complexo do Caju. Para realizar a operação, a Linha Vermelha foi fechada nos dois sentidos, entre a Ilha do Governador e o Campo de São Cristóvão.
A estratégia inicial foi cercar as Comunidades do Caju com os policiais do Batalhão de Choque, enquanto o Bope utilizou cães farejadores. Cerca de mil PMs atuaram na operação. A estratégia foi cercar todos os acessos da região usando veículos blindados. No ar, helicópteros  sobrevoaram pontos estratégicos e, pelo Canal do Cunha, lanchas do Grupamento Aeromarítimo  monitoraram as margens ao longo das comunidades. Nessa primeira fase, blindados da Marinha vão dar apoio à polícia. A outra etapa, que deverá durar dois meses, será entrar no Complexo da Maré propriamente dito.
A nova estratégia é ocupar o Complexo da Maré, composto por 16 comunidades, aos poucos. O motivo seria o controle do território por três diferentes facções criminosas, sendo duas de traficantes e uma de milicianos.
O projeto de pacificação, que começou em 2008, prevê levar segurança às áreas turísticas e aos trajetos que serão feitos por atletas e integrantes do Comitê Olímpico. Nesse planejamento, a Zona Sul, onde fica a maioria dos hotéis, já foi pacificada. As favelas da região do Maracanã, onde serão as festas de abertura e encerramento dos Jogos, também já ganharam Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). Diante da lógica do cinturão olímpico, os próximos passos devem ser rumo à região de Deodoro, onde também serão realizadas competições.


0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Carlos Seidl, 785 - Caju - Rio de Janeiro - RJ

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h

Telefones

(21) 3890-4323 | (21) 3860-5858

Tecnologia do Blogger.