Nossas Metas

A Estratégia Saúde da Família (ESF) é o modelo assistencial da Atenção Básica, que se fundamenta no trabalho de equipes multiprofissionais e desenvolve ações de saúde num território definido, com foco na família, considerando o indivíduo no seu contexto social, econômico e ambiental.
Estas equipes, ao estabelecer vínculos e relações de co-responsabilidade com a população assistida, buscam alcançar uma atenção efetiva e de alta qualidade, capaz de prevenir os agravos à saúde mais prevalentes na região e aproximando a assistência da real condição de vida dos usuários. 
No Município do Rio de Janeiro, cada equipe de ESF é composta por 1 médico, 1 enfermeiro, 1 técnico de enfermagem 6 agentes comunitários de saúde (ACS). Nesta composição, também estão previstas equipes de saúde bucal com dentista, auxiliar e técnico de saúde bucal. 


Nossa meta é: 

Prestar um atendimento de qualidade, integral e humano em nossa unidade, garantindo o acesso a assistência e à prevenção em todo o sistema de saúde, de forma a satisfazer as necessidades de todos os cidadãos. 

Reorganizar a prática assistencial em novas bases e critérios: atenção centrada na família, entendida e percebida a partir de seu ambiente físico e social. 

Garantir equidade no acesso à atenção em saúde, de forma a satisfazer a necessidades de nossos usuários, avançando na superação das desigualdades. 


PRINCÍPIOS E METAS 

Desenvolver processos de trabalho baseados nos conceitos de prevenção, promoção e vigilância da saúde. Atuando nos momentos mais precoces iniciais da transmissão das doenças, assim como sobre os riscos sanitários, ambientais e individuais. Esta atuação garante melhores níveis de saúde e de qualidade de vida para todos. 

Caráter substitutivo - substituição das práticas convencionais de assistência por um processo de trabalho baseado no conceito de promoção da saúde. 

Integralidade e hierarquização - Nossa unidade está inserida no primeiro nível do sistema municipal de saúde (atenção básica). Deve estar vinculada à rede de serviços de forma a garantir atenção integral, assegurando a referência e contra-referência para os diversos níveis, inclusive os de maior complexidade tecnológica para a resolução de situações ou problemas identificados. 

Territorialização e vinculação - trabalha com micro áreas de abrangência definida, por meio do cadastramento e do acompanhamento de um número determinado de famílias para cada equipe. Cada Equipe de Saúde da Família - ESF acompanha de 600 a 1.000 famílias, com limite máximo de 4.500 pessoas por equipe. Cada agente comunitário de saúde acompanha até o máximo de 150 famílias ou 450 pessoas.

2 comentários:

  1. NOSSA META É SER REFERÊNCIA.

    VAMOS LÁ CAJU , VAMOS CONSEGUIR

    ResponderExcluir
  2. Nossa, vocês estão surpreendendo!! Esse é o melhor blog sem sombra de duvida!! Muito orgulho dessa equipe. Esse gerente tah arrebentando, essa equipe também é especial!! Parabéns pelo belo trabalho.

    ResponderExcluir

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Carlos Seidl, 785 - Caju - Rio de Janeiro - RJ

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h

Telefones

(21) 3890-4323 | (21) 3860-5858

Tecnologia do Blogger.