segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Novembro Azul


Neste mês de novembro, o município do Rio de Janeiro se une pela luta do Câncer de Próstata.

O câncer de próstata é o tumor mais comum em homens com mais de 50 anos.  E atualmente acontecem no país várias campanhas para a detecção cada vez mais cedo deste tipo de câncer, já que este é curado em seus estágios iniciais.
A origem do câncer de próstata é desconhecida, mas acredita-se que alguns fatores possam influenciar o seu desenvolvimento.  São eles: fator genético, fator hormonal, dietas ricas em gorduras, entre outros.

Na fase inicial da doença, não há sintomas, sendo o tumor detectado a partir de exames clínicos e laboratoriais de  rotina (toque retal e dosagem de antígeno prostático específico ou PSA).  Quando a doença já está num estágio mais avançado, o paciente queixa-se de dificuldade para urinar, jato urinário fraco, sensação de não esvaziar a bexiga, raramente de sangramento na urina, além de anemia, perda de peso e ínguas no pescoço e na região iguinal.

Todo homem a partir dos 45 anos de idade deve realizar anualmente o toque retal e a dosagem do PSA.  Em caso de toque anormal, o paciente deve realizar uma ecografia transretal com biópsica prostática.  Uma vez a doença detectada, deve-se descobrir o estágio da doença, e um dos exames mais utilizados é a cintilografia óssea, além da fosfatase alcalina, tomografia computadorizada de abdômen, radiografia do tórax e do esqueleto.

Para os tumores localizados no interior da glândula, o tratamento mais utilizado é a prostatectomia radical e radioterapia.  Já os tumores localizados para fora da próstata, mas sem ocorrência de metástase, realiza-se a radioterapia.  E os tumores metastáticos são controlados com hormônios femininos, orquiectomia, drogas ant-androgênicas ou análogos da LHRH.  Para a escolha do tratamento leva-se em consideração diversos fatores, além da localização do tumor, é analisado a idade do paciente, a expectativa de vida do mesmo, problemas psicológicos, estágio da doença, etc.


Procure o seu médico!!!!

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Carlos Seidl, 785 - Caju - Rio de Janeiro - RJ

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h

Telefones

(21) 3890-4323 | (21) 3860-5858

Tecnologia do Blogger.