A estratégia Rede Cegonha foi criada em março de 2011, pelo Ministério da Saúde, para dar a assistência necessária às gestantes e aos seus filhos. É composta por um conjunto de medidas que garante a todas as brasileiras, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), um atendimento adequado, seguro e humanizado desde a confirmação da gravidez, passando pelo pré-natal e o parto, até os dois primeiros anos de vida do bebê. Os recursos da Rede Cegonha são aplicados na construção de uma rede de cuidados primários à mulher e à criança.
A estratégia já foi aderida por todos os estados brasileiros. No primeiro ano do Rede Cegonha, o Brasil registrou a queda recorde do número de mortes maternas, além disso o aumento do acesso ás consultas de pré-natal.
A Rede Cegonha está dividida em três fases:
1) Pré-natal: é a etapa onde a prioridade é o atendimento à gestante nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde há a realização imediata do teste rápido de gravidez e de todos os exames pré-natais, além de que há a vinculação da mamãe com a maternidade, sendo promovida visitas ao local escolhido.
2) Parto e Nascimento: há a qualificação das equipes de saúde para a realização de um atendimento humanizado e especializado. Existe o acolhimento com a classificação de risco, a oferta de um ambiente confortável e seguro para a mulher e o bebê, com o foco na humanização e qualidade do parto. É direito da mulher o acompanhamento de uma pessoa durante o parto e um atendimento especial em caso de gravidez de risco. Há também a atenção humanizada às mulheres em situação de abortamento. 3) Pós-parto: nesta fase há o acompanhamento do crescimento e o desenvolvimento da criança de 0 a 24 meses. Ocorrendo a orientação de todos os cuidados necessários para a mulher e seu bebê, promoção e incentivo ao aleitamento materno e acompanhamento do calendário de vacinação, além do acesso as informações e disponibilização de métodos de planejamento familiar e as consultas e atividades educativas.
Para ter acesso à Rede Cegonha, basta a gestante procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
Na semana passada, o Ministério da Saúde lançou o Guia dos Direitos da Gestante e do Bebê. Com o apoio do Unicef, o guia é ilustrado pelo cartunista Ziraldo e apresenta informações essenciais sobre o direito ao pré-natal de qualidade, ao parto humanizado e à assistência ao recém-nascido e à mãe. Foi lançado também o Cordel Rede Cegonha, com ilustrações e versos que mostram tudo o que a Rede Cegonha oferece.
Assista o vídeo da campanha:
0 comentários:
Postar um comentário